As vendas dos supermercados tiveram um aumento de 3,09% em 2023 em comparação com o ano anterior, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e divulgado nesta quarta-feira (24). Em dezembro do ano passado, o setor teve um crescimento de 10,73% em relação ao mesmo mês de 2022.
Marcio Milan, vice-presidente da Abras, avalia que o cenário econômico ao longo do ano foi favorável para o aumento do consumo. Ele enfatiza que a menor inflação nos preços dos alimentos para consumo em casa, em comparação com o consumo fora de casa, foi um fator essencial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano. Além disso, a queda no desemprego e os programas sociais contribuíram para o resultado positivo.
Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de um crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores e o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve impulsionar as compras nos próximos meses.
O vice-presidente da associação afirma que o cenário macroeconômico sinaliza para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas, ondas de calor e a demanda internacional de alimentos.
Além disso, há o efeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que a Abras estima destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores.
Com informações da Agência Brasil
Uma das editoras do blog “Poupanca.net.br”. Formada em Jornalismo pela UNIP e em Rádio e TV pela UNIMONTE, tenho paixão por desvendar os segredos das finanças e economia. Aqui, oferecemos insights valiosos e dicas práticas para ajudar nossos leitores a gerenciar melhor seu dinheiro. Estamos comprometidos em tornar o mundo financeiro mais acessível e compreensível para todos.