O Itaú Unibanco divulgou um estudo sobre o impacto das apostas online no consumo no Brasil. Segundo os economistas Luiz Cherman e Pedro Duarte, o valor pago pelos apostadores em taxas de serviço foi estimado em R$ 24,1 bilhões nos últimos 12 meses até junho de 2024.
Enquanto isso, o saldo de prêmios distribuídos aos apostadores registrou uma entrada líquida de R$ 200 milhões, de acordo com o levantamento.
Os economistas destacam que a soma das taxas pagas e dos prêmios recebidos totalizou R$ 23,9 bilhões nos últimos doze meses até junho, o que equivale a 0,2% do PIB brasileiro, 0,3% do consumo total e 1,9% da massa salarial.
Eles explicam que se não considerarmos os valores recebidos pelos apostadores vitoriosos, a estimativa exageraria os gastos dos consumidores com apostas, chegando a um valor de R$ 68,2 bilhões, bem acima da estimativa corrigida de R$ 23,9 bilhões.
Além disso, o estudo também projeta a receita do setor de apostas e jogos online a partir dos gastos com marketing, estimando um gasto total entre R$ 5,8 e 8,8 bilhões.
Por fim, os economistas abordam a questão do impacto das apostas online no setor de varejo, refutando a ideia de que as apostas estão prejudicando o desempenho do varejo. Eles afirmam que as vendas no varejo estão dentro do esperado, baseando-se em variáveis como renda, crédito, confiança do consumidor e poupança.
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