Na última sexta-feira, 13, em pleno mês do Halloween, o mercado financeiro foi surpreendido com uma queda acentuada nos BDRs da Mondelez (MDLZ34), fabricante de doces e snacks. Os papéis chegaram a cair mais de 5% na B3, supostamente devido a um boicote à marca. Ao final do dia, os recibos negociados na bolsa brasileira recuaram 3,67%. Essa queda teria sido impulsionada por um acordo de patrocínio do chocolate Bis, pertencente à empresa norte-americana, com o youtuber Felipe Neto. O influenciador digital expressou seu apoio à parceria, que foi feita em apoio ao evento de cultura pop e games CCXP, marcado para novembro em São Paulo.
O anúncio, no entanto, causou a reação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, com vários perfis incentivando a sabotagem do produto. Isso ocorreu porque Felipe Neto manifestou publicamente seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022. Especula-se que o comportamento dos BDRs da Mondelez naquela semana tenha tido motivação política.
No entanto, é importante ressaltar que a sessão do dia 13 de outubro foi influenciada pelo feriado na véspera e pelo fim de semana, o que reduziu a liquidez dos negócios e pode distorcer o desempenho dos ativos de risco. É necessário analisar o comportamento recente dos mercados globais para ter uma visão mais ampla dessa situação. O Ibovespa também fechou em queda naquela semana, e o mercado financeiro como um todo foi impactado por expectativas de inflação nos Estados Unidos.
Portanto, fica a dúvida sobre os fatores que levaram à queda dos BDRs da Mondelez naquela sexta-feira. Os números por si só não podem afirmar nada além do declínio da ação. É possível que haja consequências negativas para a empresa e para Felipe Neto devido à campanha de marketing, mesmo que não haja evidências científicas de um efeito positivo ou negativo nas ações. O boicote proposto pelos seguidores de Bolsonaro pode afetar as vendas da marca, mas nem sempre a concorrência acaba se beneficiando. Alguns “bolsonaristas” passaram a defender o consumo do chocolate KitKat, da Nestlé, como forma de implicar com o influenciador e a Mondelez.
É importante ressaltar que a Mondelez é subsidiária da Kraft Heinz, empresa que tem como acionistas principais a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e o 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira. A empresa vem sendo uma opção para investidores que buscam empresas resilientes às mudanças nos hábitos de consumo pós-pandemia. Vale destacar que escolher ações como Mondelez nos Estados Unidos é uma estratégia para investir em empresas que possam resistir aos desafios do cenário macroeconômico. No entanto, é importante frisar que este conteúdo jornalístico e informativo não deve ser considerado como uma oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.
Como editor do blog “Poupanca.net.br”, trago uma visão única sobre finanças digitais e tecnológicas, combinando minha formação em Sistemas para Internet pela Uninove com meu interesse em economia. Meu objetivo é fornecer insights e análises atualizadas sobre como a tecnologia está impactando o mundo financeiro. Junto com nossa equipe, buscamos oferecer aos leitores uma compreensão abrangente do universo das finanças.