A esperada chegada da Temu ao Brasil está prestes a se tornar realidade. Na quarta-feira (22), o Diário Oficial da União publicou uma autorização da Receita Federal para que a Temu opere dentro do programa Remessa Conforme, assim como suas concorrentes diretas, Shein e Shopee.
O Remessa Conforme foi desenvolvido para regularizar a isenção de impostos sobre importações de até US$ 50 em sites estrangeiros, desde que as empresas estejam devidamente cadastradas na Receita. Os produtos incluídos no programa pagam apenas o ICMS, um tributo estadual de 17% sobre o valor.
É importante ressaltar que o fim da isenção prometida pelo Remessa Conforme está em discussão no Congresso. Nesta semana, o presidente Lula (PT) afirmou que sua “tendência” atual é vetar o retorno da tributação, caso seja aprovada. A isenção é criticada por empresários brasileiros por potencialmente dar aos importados uma vantagem competitiva.
Mesmo antes de começar a operar oficialmente no Brasil, o aplicativo da Temu já está entre os 100 mais baixados da AppStore na sexta-feira (24). O aplicativo ocupa a 98ª posição entre os gratuitos, oito lugares à frente de um potencial concorrente nacional, as lojas Havan (106º lugar).
A Temu é uma loja virtual chinesa que faz parte do conglomerado PDD Holdings, que também controla a Pinduoduo. Com capital aberto na Nasdaq, o grupo PDD superou a rival Alibaba em valor de mercado nesta semana, tornando-se a empresa chinesa mais valiosa listada em Nova York.
No Brasil, é possível investir na PDD Holdings pelo ticker P1DD34.
A Temu possui o slogan “Compre como um bilionário”. De acordo com a empresa, o objetivo é oferecer uma ampla gama de produtos a um preço acessível.
A grande inovação da Temu, segundo a empresa, é o chamado “modelo Next-Gen Manufacturing”. Este sistema garante que os produtos só entrem em produção com base na demanda do consumidor, utilizando informações de inteligência obtidas através do aplicativo.
As principais concorrentes da Temu no Brasil são as plataformas chinesas de comércio eletrônico que já atuam no país, como Shein, Shopee e AliExpress, entre outras. Apesar de ser uma propriedade chinesa, a Temu foi fundada em Boston, nos Estados Unidos, em 2022, de acordo com seu site oficial.
Até o momento, há poucas informações sobre a estratégia da Temu no Brasil. Sua entrada no programa Remessa Conforme é um passo importante para se posicionar de forma competitiva no mercado brasileiro.
Nos países onde a marca já está presente, houve uma intensa campanha de divulgação. Nos Estados Unidos, por exemplo, a plataforma veiculou anúncios durante o Superbowl, um dos principais eventos televisivos do país.
Uma pesquisa da Apptopia divulgada no final do ano passado mostrou que os americanos passaram em média 18 minutos por dia na Temu, um aumento de 90% em relação aos 10 minutos diários gastos na gigante Amazon.
Até o momento, o Brasil não está disponível como opção de país na plataforma. No pedido enviado à Receita Federal, a empresa informou que os Correios e a empresa Anjus Courier serão os transportadores de seus produtos.
O Brasil não será o primeiro país na América do Sul a ter acesso ao serviço da Temu. Na região, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai já estão na lista de países disponíveis para compra.
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