Clientes buscam garantir uma reserva financeira para emergências

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Nubank revela que os clientes do banco estão focados em constituir sua reserva de emergência. De acordo com os dados do “Data Nubank”, a maioria das “caixinhas”, que são carteiras sugeridas pela instituição ou criadas pelos próprios usuários, tem sido utilizada para guardar dinheiro para imprevistos. O levantamento aponta que 32,8% das “caixinhas” ativas em dezembro de 2023 tinham o propósito de ser uma “reserva de emergência”.

“A missão do Data Nubank é compreender a jornada de bem-estar dos clientes. Nesse contexto, as ‘caixinhas’ têm se mostrado um ponto de partida crucial para o universo dos investimentos”, afirma Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank e coordenadora do estudo.

Outra “caixinha” bastante utilizada é a Nu Limite Garantido, que permite aos clientes aumentar seu limite do cartão de crédito ao deixar um valor de investimento como garantia. Caso a fatura do cartão não seja quitada até a data de vencimento, os valores aplicados são usados para pagar parcial ou totalmente a fatura.

As principais “caixinhas” ativas em dezembro de 2023 receberam os seguintes nomes:

– 32,8% – Reserva de Emergência;
– 17,2% – Nu Limite Garantido;
– 4,8% – Meu sonho de consumo;
– 3,9% – Fazer uma viagem;
– 2,4% – Reformar a casa.

Mais informações sobre as “caixinhas Nubank”

As “caixinhas” do Nubank foram disponibilizadas para todos os clientes em setembro de 2022. Desde então, o número de “caixinhas” ativas aumentou de 2,1 milhões (setembro de 2022) para 16,6 milhões (dezembro de 2023).

Segundo o banco, o objetivo é conceder mais autonomia às pessoas, auxiliando-as a guardar dinheiro de forma organizada, simples, personalizada e com possibilidades de rendimentos acima de 100% do CDI desde o primeiro dia útil após a aplicação. Em suma, as “caixinhas” possibilitam que os clientes personalizem carteiras com nomes e fotos, vinculando o ato de economizar dinheiro a objetivos pessoais.

A pesquisa divulgada hoje revela que, em dezembro de 2023, foram registrados mais de 1,6 milhão de nomes diferentes para as “caixinhas” criadas no Brasil. A análise das denominações escolhidas pelos clientes indica que elas estão relacionadas ao alcance de metas de consumo (carro, celular, moto), moradia (reforma, casa, apartamento), lazer (viagem), carreira, estudos e outros objetivos pessoais.

De acordo com o levantamento, o valor aplicado nas “caixinhas” aumentou quatro vezes em um ano, passando de R$ 6,4 bilhões em janeiro de 2023 para mais de R$ 25 bilhões em dezembro do mesmo ano.

Os dados do Data Nubank evidenciam que, dos clientes que começaram a investir em produtos da instituição todo mês, cerca de 70% utilizaram as “caixinhas” como primeiro instrumento para poupar seus recursos. Esse índice vem evoluindo e se estabilizou em torno de 90% no segundo semestre de 2023.

Mais sobre o estudo

A sétima edição do Data Nubank teve como tema “saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito”. O estudo revelou que, em um intervalo de cinco anos até dezembro de 2023, o Nubank possibilitou que 20,7 milhões de brasileiros obtivessem seu primeiro cartão de crédito. Além disso, 43% das pessoas que adquiriram seu primeiro cartão através do Nu durante esse período também conseguiram economizar algum dinheiro ao longo do tempo.

Entre os quase 21 milhões de brasileiros que tiveram seu primeiro cartão de crédito com a instituição de 2019 a 2023, o número daqueles que utilizam as “caixinhas” triplicou em um ano, passando de 1,5 milhão em dezembro de 2022 para 4,8 milhões em dezembro de 2023.